Encontro dia 16/04 – Batuque de Mulheres

A aula do Batuque de Mulheres do último domingo aconteceu na Usina Feminista, das 14h às 17h e contou com participação das facilitadoras Cristina Diógenes e Vanuzia Damasceno. Nesse dia a professora Rafaela Brito foi diagnosticada com COVID-19 de maneira que ela não pôde estar presente para fazer a regência musical.

A aula foi dividida em 3 partes: roda de acolhimento, exercícios de aquecimento abordando do Coco de Roda e aula prática de percussão. Na roda de acolhimento aconteceu uma conversa sobre o início das práticas de cuidado que ocorrerão atreladas às aulas de percussão, além disso houve uma introdução sobre o Coco, falando sobre o ritmo, suas origens, onde se manifesta, as variações, e nesse momento foi feita uma apreciação de duas músicas a Canoa do Marinheiro do Coco de Roda Mestre Severino e Maresia do Coco de Rosa.

No segundo momento houve o alongamento e aquecimento, um alongamento do corpo todo, dos pés à cabeça, para movimentar as articulações e despertar os sentidos. Em seguida foi feito o aquecimento através da dança, foram ensinados os passos do Coco de Roda, aspectos da brincadeira que são feitos durante a roda, como a dança de pares, o convite para a roda e dinâmicas próprias da dança do coco.

Na terceira parte, as alunas tiveram a aula prática de percussão, os instrumentos foram distribuídos conforme foram escolhidos pelas participantes. Vanuzia foi dando as orientações de cada toque por instrumento, entrando primeiro os surdos, depois o repique, em seguida a caixa e o ganzá. Também foi trabalhado o exercício de tocar e cantar.

Para finalizar o dia de atividade foi feito um relaxamento com aromaterapia, através do óleo essencial de lavanda, conduzido pela facilitadora Cristina Diógenes, e uma roda de avaliação com as participantes. No final ainda teve bolo pra Nina, a aniversariante da semana!

Durante a oficina foram realizadas atividades de promoção da saúde e da cultura através da educação, reafirmando os objetivos de desenvolvimento sustentável.

3 – Saúde e Bem Estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.

4 – Educação de qualidade: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

O projeto Batuque de Mulheres do GAMI – Etapa 2023 tem o patrocínio do Governo do Estado do RN (@governodorn), da Fundação José Augusto (@fundacaojoseaugusto) e da Cosern Neoenergia (@neoenergiacosern), por meio da Lei Câmara Cascudo. A realização é da Cores Que Tocam Produções (@coresquetocam) e do GAMI – Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes (@gamimulheres). A produção é da Guria Produtora (@guriaprodutora) e tem o apoio do Festival Camomila (@festivalcamomila)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *