A aula do Batuque de Mulheres do dia 06/05 ocorreu na Praça da Guerreira, onde se localiza o La Luna Bar e Petiscaria, das 10h às 14h e contou com participação da professoras Rafaela Brito e Cristina Diógenes.
A aula foi dividida em 3 partes: roda de conversa, exercícios de alongamento e uma aula show de percussão aberta para o público presente na atividade. Na roda de conversa houve a discussão “O Corpo é Nosso: a cobertura da mídia tradicional e da religiosa sobre os direitos sexuais e reprodutivos” da turnê de lançamento iniciada em 27 de abril em Recife de uma pesquisa realizada pela Intervozes.
A nova edição da série Vozes Silenciadas, coleção produzida desde 2011, abrange três episódios relacionados à temática do aborto e como foram divulgadas as informações em três telejornais trazendo para as participantes da roda trechos de matérias publicadas e incitando a participação das pessoas ali presentes, sendo um momento de compartilhamento e de evidenciar aspectos da narrativa sobre esse tema que muitas vezes são abordados de maneira tendenciosa pelos meios de comunicação. Para mais informações sobre a pesquisa clique aqui!
Após essa roda, houve um momento de alongamento, através de exercícios de mobilização das articulações dos pés à cabeça, ao ar livre para preparar e despertar o corpo para a aula show. Em seguida, realizamos a aula prática de percussão na qual as alunas foram divididas em três grupos: agudos, médio e graves, sendo o primeiro grupo o de repiques, ganzá, agogô, timbal e o segundo o das caixas, e o terceiro dos surdos.
Com os naipes formados a professora Rafaela regeu a música Mais Mulheres no ritmo do Coco, em seguida trabalhou o funk com o auxílio da segunda regente Karina Oliveira, e finalizamos com o samba reggae ao som da música Mulheres na versão de Silvia Duffrayer e Doralyce.
Encerrando tudo com uma boa feijoada, risadas e boa música!
Durante o encontro foram realizadas atividades de promoção da saúde e da cultura através da educação feminista, reafirmando os objetivos de desenvolvimento sustentável:
📌 3 – Saúde e Bem Estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.
📌 4 – Educação de qualidade: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
📌 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
O projeto Batuque de Mulheres do GAMI – Etapa 2023 tem o patrocínio do Governo do Estado do RN (@governodorn), da Fundação José Augusto (@culturarn) e da Cosern Neoenergia (@neoenergia_oficial), por meio da Lei Câmara Cascudo. A realização é da Cores Que Tocam Produções (@coresquetocam) e do GAMI – Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes (@gamimulheres). A produção é da Guria Produtora (@guriaprodutora) e tem o apoio do Festival Camomila (@festivalcamomila).