A aula do Batuque de Mulheres do dia 29/04 aconteceu na Usina Feminista, das 14h às 17h e contou com participação da professora de autocuidado Cristina Diógenes e da professora de percussão Rafaela Brito, e com a participação das alunas do Batuque de Mulheres, do projeto de futebol feminino do GAMI, do Fórum de Mulheres e convidadas especiais!
Confere aí…
Esse encontro contou com a participação de Aline Juliete que trouxe o debate sobre dignidade menstrual com as participantes do GAMI e trouxe doações de absorventes e produtos de higiene pessoal. Ela iniciou fazendo uma roda de acolhimento inicial em que cada uma se apresentou, disse seu nome, com quantos anos menstruou e qual a lembrança que cada uma tinha desse dia. Esse foi um momento de muita troca entre as participantes visto que tinham pessoas de 14 a mais de 80 anos de idade, que cresceram em diferentes realidades, cidades e momentos. Houve também uma dinâmica de nuvem de ideias em que pediu-se que cada uma dissesse uma palavra sobre o que a menstruação representava para elas, e surgiram palavras como: saúde, dor, cólica, vida, libertação (por não menstruar mais), entre outras.
Após esse primeiro momento de troca e acolhimento, a professora Cristina Diógenes fez um alongamento com as participantes da roda, trabalhando as articulações dos pés à cabeça, em seguida cada aluna pegou o instrumento que já tem familiaridade e a professora Rafaela Brito fez uma revisão geral dos gênero musicais já aprendidos (samba reggae, coco de roda e funk) como forma de preparação para o evento que o Batuque foi convidado na segunda feira dia 01/05/2023, no ato do Dia do Trabalhador.
Para o encerramento das atividades do dia foi feito um relaxamento com aromaterapia através do óleo de lavanda facilitado por Cristina Diógenes, no qual ela conduziu uma conexão com o ritmo respiratório de cada uma, e uma prática que se chama “respiração quadrada” que consiste em respirar utilizando o mesmo tempo para inspirar e expirar, com intervalos de retenção do ar com o pulmão cheio e vazio. Após esse momento também foi realizada uma avaliação das participantes sobre o encontro e em seguida um lanche coletivo.
Durante a oficina foram realizadas atividades de promoção da saúde e da cultura através da educação, reafirmando os objetivos de desenvolvimento sustentável.
3 – Saúde e Bem Estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.
4 – Educação de qualidade: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
O projeto Batuque de Mulheres do GAMI – Etapa 2023 tem o patrocínio do Governo do Estado do RN (@governodorn), da Fundação José Augusto (@culturarn) e da Cosern Neoenergia (@neoenergia_oficial), por meio da Lei Câmara Cascudo. A realização é da Cores Que Tocam Produções (@coresquetocam) e do GAMI – Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes (@gamimulheres). A produção é da Guria Produtora (@guriaprodutora) e tem o apoio do Festival Camomila (@festivalcamomila).