Encontro dia 23/07 – Feijoada Solidária com Aula Show

No dia 23/07 tivemos Aula Show do Batuque de Mulheres. 😍

A Usina Feminista abriu as portas para a Feijoada Solidária em apoio a Marcha das Margaridas e atividade alusiva ao Julho das Pretas.

Iniciamos o encontro com um momento de práticas de alongamento e aquecimento, mediado por Cristina Diógenes (@criisdiog).😍

✨ Em seguida, Rafaela Brito (@rafaelaartesbrito) regeu o grupo com exercícios de percussão, passando por nossas músicas autorais e pelo nosso repertório. 

Agradecemos pelo apoio de todas que participaram. 💜

➡️ MARCHA DAS MARGARIDAS

É a maior ação política de mulheres da América Latina com protagonismo das mulheres do campo, da floresta e das águas, coordenada pela CONTAG e 16 organizações parceiras, acontece a cada 4 anos e em 2023 terá o lema “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”.

A Marcha tem como força inspiradora a luta de Margarida Maria Alves, uma mulher trabalhadora rural nordestina e líder sindical. Seu nome se tornou um símbolo nacional de força e coragem cultivado pelas mulheres e homens do campo, da floresta e das águas. 

➡️ JULHO DAS PRETAS

O Julho das Pretas é um momento de luta em referência ao  Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha que foi instituído em 1992, quando foi realizado o primeiro encontro de mulheres negras latino-americanas e caribenhas em Santo Domingo, na República Dominicana. No Brasil, a data também marca o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à líder quilombola do século XVII.

Fonte: ONU Mulheres e Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi.

O projeto Batuque de Mulheres do GAMI – Etapa 2023 tem o patrocínio do Governo do Estado do RN @governodorn, da Fundação José Augusto @culturarn e da Cosern Neoenergia @neoenergia_oficial, por meio da Lei Câmara Cascudo. A realização é da Cores Que Tocam Produções @coresquetocam e do GAMI – Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes @gamimulheres. A produção é da Guria Produtora @guriaprodutora e tem o apoio do Festival Camomila @festivalcamomila.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *